sábado, 22 de outubro de 2011

Parcerias público-privadas criam buraco de 15 mil milhões



PPP criam buraco de 15 mil milhões

Estas parcerias vão custar 26 mil milhões de euros ao Estado até 2051
As parcerias público-privadas, que têm servido para financiar os investimentos do Estado sem que para isso tenha de recorrer a dívida e sem que esses contratos criem um grande impacto nas contas públicas, foram alvo de um relatório elaborado pela Direcção-Geral do Tesouro e Finanças, a pedido da troika. As conclusões são arrasadoras: as PPP vão criar um buraco de 15 mil milhões de euros.

«Após considerar o valor dos proveitos previstos, o valor actualizado dos encargos líquidos é de 15.129 milhões de euros, aproximadamente 8,8% do PIB para o corrente ano», lê-se no documento que analisa 36 PPP e várias concessões, citado pelo «Correio da Manhã».

Para se ter uma ideia, os encargos do Estado com estas obras são três vezes mais do que com a despesa relativa aos cortes salariais na Função Pública e no sector privado este ano e nos próximos dois.

PPP custam 26 mil milhões até 2051

Também o jornal «Público» e o semanário «Expresso» dão conta dos resultados desta análise, avançando que até 2051, as PPP vão custar ao Estado 26 mil milhões de euros, nada mais, nada menos, do que 15,7% do PIB.

Só em 2012, a factura com parcerias para a construção de estradas, ferrovias, hospitais, entre outras PPP será de 1.036 milhões de euros. Um número que dispara a partir de 2013 e atinge o pico em 2015 (1.545 milhões). E daí até 2018, a economia pode não ter entrado ainda numa espiral de ccrescimento sustentável.

«Os compromissos assumidos aumentam a pressão sobre as contas públicas no médio prazo, uma vez que os encargos brutos estimados apresentam valores em torno de 1% do PIB previsto para os próximos anos».

Este peso para as contas públicas representa, em termos comparativos, quase o mesmo que é gasto a cada ano com o subsídio de desemprego ou a receita do imposto do tabaco, frisa o «Expresso».

Sem comentários:

Enviar um comentário